Como baixar, instalar e usar o WampServer 2.0i 32 bits no Windows
Se você for um desenvolvedor da Web ou um iniciante que deseja criar e testar aplicativos da Web dinâmicos em seu computador com Windows, convém usar um servidor local que possa simular um ambiente de servidor da Web real. Uma das soluções mais populares e fáceis de usar para esse fim é o WampServer, um pacote de software gratuito e de código aberto que inclui Apache, MySQL, PHP e outras ferramentas. Neste artigo, mostraremos como baixar, instalar, configurar e usar o WampServer 2.0i 32 bits no Windows, bem como solucionar alguns problemas comuns que você pode encontrar.
O que é o WampServer e o que ele inclui?
WampServer é um acrônimo que significa Windows, Apache, MySQL, PHP. É uma plataforma de desenvolvimento web que permite criar aplicações web dinâmicas com Apache2, PHP, MySQL e MariaDB em seu sistema operacional Windows. O WampServer instala automaticamente tudo o que você precisa para desenvolver aplicativos da web de forma intuitiva. Você poderá ajustar seu servidor sem sequer tocar em seus arquivos de configuração.
wampserver 2.0i 32 bit download
O WampServer consiste em vários componentes que você pode selecionar durante a instalação de acordo com suas necessidades. Aqui estão alguns dos principais componentes incluídos no WampServer:
janelas O sistema operacional que executa o WampServer. Você pode usar o Windows XP ou versões posteriores.
Apache O software de servidor da web responsável por servir as páginas da web. Ele suporta vários módulos e recursos, como SSL, CGI, etc.
MySQL O sistema de gerenciamento de banco de dados que armazena todas as informações relevantes para seus aplicativos da Web, como conteúdo, perfis de usuário, etc.
PHP A linguagem de programação usada para escrever conteúdo dinâmico da Web. Ele interage com Apache e MySQL para gerar páginas da web.
phpMyAdmin A interface baseada na web que permite que você gerencie seus bancos de dados MySQL facilmente.
MariaDB Uma alternativa ao MySQL compatível com ele. Ele oferece alguns recursos adicionais e melhorias de desempenho.
XDebug Uma extensão PHP que ajuda a depurar seu código PHP.
Webalizador Uma ferramenta de análise da web que gera relatórios sobre o seu tráfego na web.
OpenSSL Uma biblioteca de software que fornece funções criptográficas, como criptografia, descriptografia, etc.
OpenLDAP Uma biblioteca de software que implementa o protocolo LDAP para acessar serviços de diretório.
Mercury Mail Um servidor de e-mail que permite enviar e receber e-mails de seu servidor local.
Por que usar o WampServer para desenvolvimento e teste da Web?
WampServer tem muitos benefícios para desenvolvedores web e iniciantes que desejam aprender como criar aplicativos web. Aqui estão alguns deles:
Fácil de instalar e usar WampServer é muito fácil de instalar e usar. Você só precisa baixar o arquivo do instalador no site oficial e seguir as instruções. Você pode escolher quais componentes deseja instalar e personalizar algumas configurações. Uma vez instalado, você pode iniciar e parar o servidor, acessar o painel de controle e gerenciar seus bancos de dados e arquivos com apenas alguns cliques.
Flexível e personalizável O WampServer permite que você configure e personalize seu servidor de acordo com suas preferências e necessidades. Você pode alterar o número da porta, a raiz do documento, a versão do PHP, as extensões e muito mais. Você também pode adicionar ou remover componentes conforme desejar.
Seguro e confiável O WampServer é seguro e confiável, pois é executado no seu computador local. Você não precisa se preocupar com hackers, vírus ou outras ameaças que possam afetar seu servidor online. Você também pode testar seus aplicativos da web sem afetar seu site ao vivo ou outros usuários.
Educativo e divertido O WampServer é educativo e divertido, pois permite que você aprenda a criar aplicativos da Web com Apache, MySQL, PHP e outras ferramentas. Você pode experimentar diferentes recursos e funções, ver como eles funcionam e melhorar suas habilidades.Você também pode criar seus próprios projetos e compartilhá-los com outras pessoas.
Como baixar e instalar WampServer 2.0i 32 bits no Windows
Nesta seção, mostraremos como baixar e instalar o WampServer 2.0i 32 bits no Windows. Antes de começar, verifique se você possui um sistema operacional Windows XP ou versão posterior e se possui direitos de administrador em seu computador.
Aqui estão os passos a seguir:
Baixe o arquivo de instalação do WampServer 2.0i 32 bits Acesse o site oficial do WampServer em e clique no botão "Baixar". Escolha a opção "WampServer 2.0i" na lista de versões disponíveis. Isso fará o download de um arquivo chamado "wampserver2.0i.exe" para o seu computador.
Execute o arquivo de instalação do WampServer 2.0i de 32 bits Localize o arquivo baixado em seu computador e clique duas vezes nele para executá-lo. Você pode ver uma mensagem de aviso de segurança perguntando se deseja executar este arquivo. Clique em "Executar" ou "Sim" para continuar.
Selecione o idioma Uma janela será aberta solicitando que você selecione o idioma para o processo de instalação. Escolha o idioma de sua preferência no menu suspenso e clique em "OK".
Tela de boas vindas Aparecerá uma tela de boas-vindas com algumas informações sobre o WampServer. Clique em "Avançar" para prosseguir.
Contrato de licença Uma tela de contrato de licença aparecerá com os termos e condições de uso do WampServer. Leia-os com atenção e clique em "Aceito o acordo" se concordar com eles. Em seguida, clique em "Avançar".
Selecione o local de destino Uma tela solicitará que você selecione o local de destino onde deseja instalar o WampServer em seu computador. A localização padrão é "C:\wamp". Você pode alterá-lo clicando em "Browse" e escolhendo outra pasta. Clique em "Avançar" quando terminar.
Selecionar componentes Uma tela solicitará que você selecione os componentes que deseja instalar com o WampServer.Os componentes padrão são Apache, MySQL, PHP, phpMyAdmin, XDebug, Webalizer, OpenSSL, OpenLDAP, Mercury Mail, SQLite Manager, SQL Buddy, XDC Debug Client GUI para PHP Debugger (XDebugClient). Você pode marcar ou desmarcar qualquer um deles de acordo com suas necessidades. Clique em "Avançar" quando terminar.
Selecione tarefas adicionais Uma tela solicitará que você selecione algumas tarefas adicionais que deseja executar durante o processo de instalação. As tarefas padrão são criar um ícone na área de trabalho, criar um ícone de inicialização rápida, criar um grupo de menu Iniciar, iniciar o WampServer na inicialização, iniciar o WampServer agora. Você pode marcar ou desmarcar qualquer um deles de acordo com suas preferências. Clique em "Avançar" quando terminar.
Pronto para instalar Uma tela mostrará um resumo de suas configurações de instalação. Revise-os cuidadosamente e clique em "Instalar" para iniciar o processo de instalação.
, uma janela aparecerá solicitando que você selecione o navegador padrão que deseja usar com o WampServer. Você pode escolher na lista de navegadores instalados em seu computador ou procurar outro. Clique em "Abrir" quando tiver selecionado seu navegador.
Selecione o servidor SMTP e o endereço de e-mail Outra janela aparecerá solicitando que você selecione o servidor SMTP e o endereço de e-mail que deseja usar com o WampServer. O servidor SMTP padrão é "localhost" e o endereço de e-mail padrão é "você@seudominio.com". Você pode alterá-los se tiver uma configuração diferente. Clique em "Avançar" quando tiver inserido suas informações.
Instalação completa Uma tela informará que o processo de instalação foi concluído com sucesso. Clique em "Concluir" para sair do instalador.
Parabéns! Você instalou com sucesso o WampServer 2.0i 32 bits em seu computador com Windows. Você deve ver um ícone WampServer verde na bandeja do sistema, indicando que o servidor está em execução.
Como configurar e usar o WampServer 2.0i 32 bits
Nesta seção, mostraremos como configurar e usar o WampServer 2.0i 32 bits em seu computador com Windows. Você aprenderá como iniciar e parar o servidor, acessar o painel de controle, criar e gerenciar bancos de dados com o phpMyAdmin, criar e executar scripts PHP na pasta www e muito mais.
Como iniciar e parar o servidor e acessar o painel de controle
Para iniciar e parar o servidor, basta clicar no ícone WampServer na bandeja do sistema e selecionar "Iniciar todos os serviços" ou "Parar todos os serviços" no menu. Você também pode iniciar ou parar serviços individuais como Apache, MySQL ou PHP clicando em seus nomes no menu.
Para acessar o painel de controle, você pode clicar com o botão direito do mouse no ícone do WampServer na bandeja do sistema e selecionar "WampServer" no menu. Isso abrirá uma página da Web em seu navegador padrão com várias opções e informações sobre seu servidor. Você também pode acessar esta página digitando " ou " na barra de endereços do seu navegador.
O painel de controle permite que você faça muitas coisas, como:
Ver status do servidor Você pode ver se o seu servidor está online ou offline e verificar as versões e configurações do Apache, MySQL, PHP e outros componentes.
Alterar configurações do servidor Você pode alterar várias configurações, como número da porta, raiz do documento, versão do PHP, extensões, etc.
Gerenciar bancos de dados Você pode criar e gerenciar bancos de dados com phpMyAdmin, uma interface baseada na web que permite realizar várias operações, como criar tabelas, inserir dados, consultar dados, etc.
Gerenciar arquivos Você pode criar e gerenciar arquivos com FileZilla, um cliente FTP que permite fazer upload e download de arquivos de seu servidor local.
Testar aplicativos da web Você pode testar seus aplicativos da web criando-os na pasta www do diretório de instalação do WampServer e acessando-os a partir do seu navegador.
Obtenha ajuda e suporte Você pode obter ajuda e suporte de várias fontes, como documentação, fóruns, tutoriais, etc.
Como criar e gerenciar bancos de dados com phpMyAdmin
Para criar e gerenciar bancos de dados com phpMyAdmin, você precisa acessá-lo a partir do painel de controle. Você pode fazer isso clicando no link "phpMyAdmin" em "Ferramentas" na página do painel de controle. Isso abrirá uma nova guia ou janela em seu navegador com a interface do phpMyAdmin.
O phpMyAdmin permite que você execute várias operações em seus bancos de dados, como:
Criar bancos de dados Para criar um novo banco de dados, você precisa clicar na guia "Bancos de dados" na parte superior da interface do phpMyAdmin. Em seguida, digite um nome para seu banco de dados no campo "Criar banco de dados" e clique em "Criar". Isso criará um banco de dados vazio sem tabelas.
Criar tabelas Para criar uma nova tabela em seu banco de dados, você precisa clicar no nome do seu banco de dados na barra lateral esquerda da interface do phpMyAdmin. Em seguida, clique no botão "Novo" na parte superior da interface do phpMyAdmin. Em seguida, insira um nome para sua tabela no campo "Nome" e especifique o número de colunas no campo "Número de colunas". Em seguida, clique em "Ir". Isso abrirá uma nova página onde você pode definir as colunas de sua tabela inserindo seus nomes, tipos, comprimentos, atributos, índices, etc. Em seguida, clique em "Salvar" para criar sua tabela.
Inserir dados Para inserir dados em sua tabela, você precisa clicar no nome da sua tabela na barra lateral esquerda da interface do phpMyAdmin. Em seguida, clique na guia "Inserir" na parte superior da interface do phpMyAdmin. Em seguida, insira os valores para cada coluna de sua tabela nos campos correspondentes. Você também pode usar o botão "Browse" para carregar um arquivo com dados no formato CSV ou SQL. Em seguida, clique em "Ir" para inserir seus dados.
Consultar dados Para consultar os dados da sua tabela, você precisa clicar no nome da sua tabela na barra lateral esquerda da interface do phpMyAdmin. Em seguida, clique na guia "Pesquisar" na parte superior da interface do phpMyAdmin. Em seguida, insira os critérios para sua consulta nos campos e opções fornecidos. Você também pode usar a guia "SQL" para escrever e executar suas próprias instruções SQL.Em seguida, clique em "Ir" para exibir os resultados de sua consulta.
Modificar dados Para modificar os dados da sua tabela, você precisa clicar no nome da sua tabela na barra lateral esquerda da interface do phpMyAdmin. Em seguida, clique na guia "Procurar" na parte superior da interface do phpMyAdmin. Em seguida, localize a linha que deseja modificar e clique no link "Editar" na coluna "Ação". Em seguida, altere os valores para cada coluna de sua linha nos campos correspondentes. Em seguida, clique em "Ir" para salvar suas alterações.
Excluir dados Para deletar os dados da sua mesa, você precisa clicar no nome da sua mesa na barra lateral esquerda da interface do phpMyAdmin. Em seguida, clique na guia "Procurar" na parte superior da interface do phpMyAdmin. Em seguida, localize a linha que deseja excluir e clique no link "Excluir" na coluna "Ação". Em seguida, confirme sua ação clicando em "OK".
Exportar dados Para exportar os dados da sua tabela, você precisa clicar no nome da sua tabela na barra lateral esquerda da interface do phpMyAdmin. Em seguida, clique na guia "Exportar" na parte superior da interface do phpMyAdmin. Em seguida, escolha o formato e as opções para o arquivo de exportação, como CSV, SQL, PDF, etc. Em seguida, clique em "Ir" para baixar o arquivo de exportação.
Importar dados Para importar dados para sua tabela, você precisa clicar no nome da sua tabela na barra lateral esquerda da interface do phpMyAdmin. Em seguida, clique na guia "Importar" na parte superior da interface do phpMyAdmin. Em seguida, escolha o arquivo que contém seus dados no formato CSV ou SQL do seu computador ou de uma URL. Em seguida, escolha o formato e as opções para o seu arquivo de importação, como conjunto de caracteres, delimitador, etc. Em seguida, clique em "Ir" para carregar e importar seu arquivo.
Como criar e executar scripts PHP na pasta www
Para criar e executar scripts PHP na pasta www, você precisa acessá-la a partir do seu explorador de arquivos ou FileZilla. A pasta www está localizada no diretório de instalação do WampServer (geralmente C:\wamp\www). É aqui que você pode armazenar todos os seus arquivos e pastas PHP que deseja executar em seu servidor local.
Para criar um script PHP, você precisa usar um editor de texto como o Notepad ou o Notepad++. Você também pode usar um IDE como Visual Studio Code ou PhpStorm que fornece realce de sintaxe, conclusão de código, depuração e outros recursos para desenvolvimento PHP. Você precisa salvar seu script PHP com uma extensão .php na pasta www ou em uma subpasta dela. Por exemplo, você pode criar um arquivo chamado "hello.php" na pasta www com o seguinte conteúdo:
<?php echo "Hello, world!"; ?>
Para executar um script PHP, você precisa acessá-lo de seu navegador digitando sua URL na barra de endereços. A URL consiste no nome do host local ou endereço IP, seguido por uma barra e o nome do seu arquivo ou pasta PHP. Por exemplo, para executar o arquivo "hello.php" que você criou na etapa anterior, você precisa digitar " ou " na barra de endereço do seu navegador. Isso exibirá a saída do seu script PHP, que é "Hello, world!" nesse caso.
Você também pode usar o painel de controle para acessar seus scripts PHP clicando no link "Seus projetos" em "Seus VirtualHosts" na página do painel de controle. Isso mostrará uma lista de todos os arquivos e pastas armazenados em sua pasta www. Você pode clicar em qualquer um deles para executá-los em seu navegador.
Como solucionar e corrigir problemas comuns com o WampServer 2.0i 32 bits
Nesta seção, mostraremos como solucionar e corrigir alguns problemas comuns que você pode encontrar ao usar o WampServer 2.0i 32 bits em seu computador com Windows. Essas questões incluem:
O ícone do WampServer é vermelho ou laranja Isso significa que um ou mais serviços (Apache, MySQL ou PHP) não estão funcionando corretamente. Para corrigir isso, você pode tentar reiniciar os serviços clicando no ícone WampServer na bandeja do sistema e selecionando "Reiniciar todos os serviços" no menu. Você também pode verificar os logs de erro clicando no ícone WampServer na bandeja do sistema e selecionando "Apache" ou "MySQL" no menu e, em seguida, escolhendo "log de erro" no submenu.Isso abrirá um arquivo de texto com as mensagens de erro que podem ajudá-lo a identificar e resolver o problema.
A porta WampServer está bloqueada ou em uso Isso significa que outro programa ou serviço está usando o mesmo número de porta do WampServer, o que o impede de funcionar corretamente. O número da porta padrão do WampServer é 80, mas você pode alterá-lo se quiser. Para corrigir isso, você pode tentar encontrar e fechar o programa ou serviço que está usando o mesmo número de porta do WampServer, ou alterar o número da porta do WampServer clicando no ícone WampServer na bandeja do sistema e selecionando "Apache" no menu e, em seguida, escolhendo "httpd.conf" no submenu. Isso abrirá um arquivo de texto com as configurações do Apache. Você precisa localizar a linha que diz "Listen 80" e alterá-la para outro número de porta, como "Listen 8080". Em seguida, salve e feche o arquivo e reinicie o WampServer.
Os pacotes WampServer Visual C++ estão ausentes ou desatualizados Isso significa que seu computador não possui os pacotes Visual C++ necessários para que o WampServer seja executado corretamente. Para corrigir isso, você precisa baixar e instalar os pacotes Visual C++ necessários no site oficial da Microsoft ou nos links fornecidos pelos resultados da pesquisa. Você precisa baixar e instalar os pacotes que correspondem ao seu sistema operacional e arquitetura (32 bits ou 64 bits). Você pode verificar as informações do sistema clicando com o botão direito do mouse em "Meu computador" ou "Este PC" e selecionando "Propriedades". Depois de instalar os pacotes, pode ser necessário reiniciar o computador e o WampServer.
A versão ou extensão WampServer PHP não é compatível ou habilitada Isso significa que a versão ou extensão do PHP que você está usando para seu aplicativo da web não é compatível ou habilitada com o WampServer. Para corrigir isso, você pode alterar a versão do PHP ou ativar a extensão clicando no ícone do WampServer na bandeja do sistema e selecionando "PHP" no menu e, em seguida, escolhendo "Versão" ou "Extensões do PHP" no submenu.Você pode escolher entre diferentes versões e extensões do PHP disponíveis para o WampServer. Pode ser necessário reiniciar o WampServer após alterar as configurações.
Conclusão
Neste artigo, mostramos como baixar, instalar, configurar e usar o WampServer 2.0i 32 bits no Windows. Também mostramos como solucionar alguns problemas comuns que você pode encontrar ao usar o WampServer. O WampServer é uma ótima ferramenta para desenvolvimento e teste da Web, pois permite criar e executar aplicativos dinâmicos da Web com Apache, MySQL, PHP e outros componentes em seu computador local. Esperamos que este artigo tenha sido útil e informativo para você. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo.
perguntas frequentes
Aqui estão algumas perguntas frequentes e respostas sobre o WampServer 2.0i 32 bits:
Quais são as diferenças entre o WampServer e o XAMPP?
WampServer e XAMPP são plataformas de desenvolvimento web que incluem Apache, MySQL, PHP e outras ferramentas. No entanto, eles têm algumas diferenças em termos de recursos, instalação, configuração e uso. Aqui estão alguns deles:
Características O WampServer oferece mais componentes e opções que o XAMPP, como MariaDB, XDebug, Webalizer, OpenSSL, OpenLDAP, Mercury Mail, SQLite Manager, SQL Buddy, XDC Debug Client GUI para PHP Debugger (XDebugClient), etc.
Instalação O WampServer é mais fácil de instalar do que o XAMPP, pois possui um arquivo de instalação simples que permite selecionar os componentes e configurações que você deseja. O XAMPP tem um processo de instalação mais complexo que exige que você extraia os arquivos de um arquivo zip e execute alguns scripts.
Configuração O WampServer é mais fácil de configurar do que o XAMPP, pois possui um painel de controle amigável que permite alterar várias configurações com apenas alguns cliques.O XAMPP requer que você edite alguns arquivos de configuração manualmente.
Uso O WampServer é mais flexível e personalizável que o XAMPP, pois permite adicionar ou remover componentes conforme desejar. O XAMPP é mais estável e consistente que o WampServer, pois tem menos problemas de compatibilidade.
Como posso acessar meu site local de outro dispositivo na mesma rede?
Para acessar seu site local de outro dispositivo na mesma rede, você precisa saber o endereço IP do seu computador que executa o WampServer. Você pode encontrá-lo clicando no ícone WampServer na bandeja do sistema e selecionando "IP: Mostrar meu IP" no menu. Isso exibirá seu endereço IP em uma janela pop-up. Então você precisa digitar o endereço IP seguido de uma barra e o nome do seu arquivo ou pasta PHP na barra de endereços do navegador do outro dispositivo. Por exemplo, se seu endereço IP for 192.168.1.100 e seu arquivo PHP for hello.php na pasta www, você precisará digitar " na barra de endereços do navegador do outro dispositivo.
Como posso criar meu site local online com um nome de domínio?
Para tornar seu site local online com um nome de domínio , você precisa ter um nome de domínio próprio ou registrado e um serviço de hospedagem na web que possa hospedar os arquivos e bancos de dados do seu site. Você também precisa configurar seu nome de domínio para apontar para o endereço IP do servidor de hospedagem na web e fazer upload dos arquivos e bancos de dados do site para o servidor de hospedagem na web. Aqui estão os passos a seguir:
Obtenha um nome de domínio Um nome de domínio é o endereço do seu site na internet, como "example.com". Você pode obter um nome de domínio registrando-o em um registrador de nomes de domínio, como GoDaddy, Namecheap, etc. Você precisa pagar uma taxa pelo registro e renovação do seu nome de domínio. Você também pode usar um subdomínio gratuito de alguns serviços de hospedagem na web, como "example.freehosting.com". No entanto, isso pode parecer menos profissional e ter algumas limitações.
Obtenha um serviço de hospedagem na web Um serviço de hospedagem na web é uma empresa que fornece espaço e recursos em seus servidores para hospedar os arquivos e bancos de dados do seu site. Você precisa escolher um serviço de hospedagem na web que suporte componentes do WampServer, como Apache, MySQL, PHP, etc. Você também precisa considerar o preço, desempenho, segurança, suporte e recursos do serviço de hospedagem na web. Alguns exemplos de serviços de hospedagem na web são HostGator, Bluehost, SiteGround, etc. Você precisa pagar uma taxa pelo serviço de hospedagem na web, dependendo do plano e da duração que escolher.
Configure seu nome de domínio Para configurar seu nome de domínio para apontar para o endereço IP do servidor de hospedagem na web, você precisa fazer login no site do registrador de nomes de domínio e acessar as configurações de DNS do seu nome de domínio. Você precisa alterar o registro A do seu nome de domínio para o endereço IP do seu servidor de hospedagem na web. Você pode encontrar o endereço IP do seu servidor de hospedagem na web fazendo login no site do seu serviço de hospedagem na web e acessando o painel de controle da sua conta. Você também pode precisar alterar os servidores de nomes do seu nome de domínio para os fornecidos pelo seu serviço de hospedagem na web. Isso pode levar algum tempo para se propagar pela Internet.
Carregue os arquivos e bancos de dados do seu site Para carregar os arquivos e bancos de dados do seu site para o seu servidor de hospedagem na web, você precisa usar um cliente FTP como FileZilla ou WinSCP. Você precisa inserir as credenciais de FTP da sua conta de hospedagem na web, como nome do host, nome de usuário, senha e número da porta. Você pode encontrar essas credenciais fazendo login no site do seu serviço de hospedagem na web e acessando o painel de controle da sua conta. Em seguida, você precisa localizar a pasta public_html ou a pasta raiz do seu servidor de hospedagem na web e copiar e colar os arquivos e pastas do site da pasta www do diretório de instalação do WampServer. Para carregar seus bancos de dados, você precisa usar o phpMyAdmin ou outra ferramenta que permita exportar e importar bancos de dados no formato SQL.Você precisa acessar o phpMyAdmin a partir do site ou painel de controle do seu serviço de hospedagem na web e criar novos bancos de dados com os mesmos nomes dos locais. Em seguida, você precisa exportar seus bancos de dados locais do phpMyAdmin no WampServer e importá-los para seus bancos de dados online no phpMyAdmin no servidor de hospedagem na web.
É isso! Você criou com sucesso seu site local online com um nome de domínio. Agora você pode acessá-lo de qualquer dispositivo na internet digitando seu URL na barra de endereços do navegador.
Este é o final do artigo que escrevi para você sobre o download do WampServer 2.0i 32 bits. Espero que você tenha gostado de lê-lo e tenha achado útil. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. 0517a86e26
Comments